Por que amamos tanto o surf?
Se algum surfista alguma vez se perguntou o porquê de amar tanto o surf é porque ele realmente o ama de verdade. Essa é aquela típica pergunta que surge espontaneamente quando você está sentado na prancha, no final da tarde, entre uma sessão de excelentes ondas. Ou seja, ela aparece e se auto responde instantaneamente, como se fosse um momento de contemplação de um dos esportes que nos conecta completamente com a natureza.
Surfar é muito mais que deslizar em uma onda em cima de um centenar de diferentes pranchas, surfar também é um estilo de vida. Mas você sabe por que ama tanto esse esporte? Nesse artigo vamos te fazer amar ainda mais o esporte ou, pelo menos, te animar a começar a praticá-lo.
O surf é um estilo de vida
O surf acaba de entrar como uma das novas modalidades esportivas na celebração esportiva mundial por excelência: Os Jogos Olímpicos. Mas na verdade, o esporte já existe a muitos anos e está bastante difundido por várias praias de todo mundo. Além do mais, com competições internacionais importantes reunindo atletas de vários países, inclusive do Brasil.
De fato, o surf foi descoberto pelo capitão Cook em uma de suas famosas expedições pelo mundo. Foi na ilha do Havaí que ele presenciou por primeira vez um grupo de indígenas dando piruetas e caminhando sobre pranchas de madeira. Ao mesmo tempo que James Cook via a prática do esporte bastante fascinante, considerava como uma atividade radical e perigosa. Por isso, para os nativos era considerada então uma atividade segregaria, já que apenas os mais nobres eram permitidos surfar nas melhores praias.
Nesse sentido, embora o esporte já não guarda nenhum resquício sectário, ainda é considerado uma atividade radical. Por isso, surfar acaba por se tornar um estilo de vida, por requerer de seus praticantes um certo grau de dedicação e prática da atividade.
O prazer de surfar uma onda
Apesar de o surf requerer um certo grau de dedicação e constância de seus praticantes, ele nunca deixará de ser um esporte enriquecedor e prazeroso. Ou seja, a primeira vez que deslizamos e dominamos uma onda perfeita, todo o esforço e dedicação se transformam em puro prazer.
Em outras palavras, a sensação de liberdade e autoconfiança que se adquirem nesse momento são inigualáveis. Mas não é apenas surfar algumas ondas que fazem a atividade interessante, mas também o fato de praticar uma atividade física. Como também pela imersão na natureza e a conexão que o surf proporciona consigo mesmo.
Surf e os seus benefícios
Outro importante fator que define o amor dos surfistas ao esporte é o fato dele servir como uma excelente válvula de escape. Normalmente, com a vida perturbadora e muitas vezes antinatural da sociedade, estamos constantemente uma quantidade abrumadora de estímulos. Desse modo, a ansiedade e o estresse são os primeiros sintomas que se apresentam em nosso dia a dia.
Portanto o surf serve como uma excelente maneira de se reconectar e extinguir todos os pensamentos. Isso porque a maior parte do tempo estaremos sentados em uma prancha, olhando cuidadosamente a água e essa situação traz a nossa preocupação ao momento presente. Dessa maneira, o surf tem a capacidade de captar toda a sua atenção para a prática da atividade, deixando todos os problemas do homem, fora do mar.